Loading...
Clínica veterinária em Americana 2018-01-17T10:28:52+00:00

Clínica veterinária em Americana

Nossa equipe esta capacitada para manutenção e restauração da saúde do seu animal. Ela trabalha, num sentido amplo, como prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais. Busca também assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimentos de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos. Aqui na Med Kal Pet atendemos os seguintes serviços na área clínica veterinária: Neonatologia, pediatria, dermatologia, gastroenterologia, ortopedia, neurologia, endocrinologia, cardiologia, oftalmologia, obstetrícia, nefrologia, urologia.

Clínica veterinária em Americana
Clínica veterinária em Americana
Clínica veterinária em Americana

A neonatologia e pediatria canina e felina são importantes áreas da Clínica de Pequenos Animais. Nestas fases certos cuidados são determinantes e repercutem na vida adulta. Estima-se que uma alta mortalidade de filhotes de cães e gatos ocorra antes da puberdade. O acompanhamento da gestante e um cuidado pré-natal adequado estão intimamente relacionados ao nascimento de filhotes sadios e à redução da mortalidade neonatal.  A clínica veterinária Med Kal Pet inclui os aspectos fisiológicos do crescimento, os patológicos dos distúrbios envolvidos e também o estudo das necessidades ambientais do desenvolvimento psíquico e da evolução da conduta do cão e do gato. Em resumo, a principal função do clínico, e que a Med Kal Pet exerce perfeitamente, é conhecer a neonatologia e pediatria canina e felina, se inteirando do seu desenvolvimento metabólico e nutricional e dessa forma identificar os prováveis diagnósticos, optando pela terapia adequada para a fase que o filhote se encontra.

A pele é o revestimento externo do corpo e representa o maior órgão do nosso corpo e também dos animais. Para cães e gatos, a pele desempenha funções importantes tais como: termorregulação, proteção física e contra microorganismos, função sensorial (tato), imunorregulação, reserva de nutrientes e síntese de vitamina D. Porém, ela não é 100% eficaz, podendo sofrer danos externos, parasitários, alérgicos, infecciosos, dentre outros. Por isso a dermatologia constitui uma das mais importantes especialidades da medicina veterinária, representando cerca de 40% da casuísta da rotina dos veterinários. O principal objetivo da Dermatologia Veterinária e a Clínica Veterinária Med Kal Pet exerce perfeitamente é conhecer a pele afundo, reconhecer quando há perda do seu equilíbrio natural, diagnosticá-lo, e oferecer o melhor tratamento para os animais acometidos, que muitas vezes é motivo de sofrimento para o animal e angústia de seu proprietário.

A gastroenterologia é uma especialidade que vem se desenvolvendo na medicina veterinária brasileira. Com os avanços da medicina diagnóstica veterinária (endoscopia, ultrassonografia, testes bioquímicos mais específicos), o diagnóstico e o prognóstico de diversas doenças gastrointestinais tornaram-se possíveis. Com a endoscopia, foi possível examinar diretamente uma grande porção do trato gastrointestinal e obter amostras de biópsia de uma maneira menos invasiva. Já com o ultrassom, avaliamos mais detalhadamente órgãos como o pâncreas e obtemos informações importantes sobre doenças como a pancreatite. Também temos acesso a testes laboratorias mais específicos de função hepática, como os ácidos biliares. Podemos obter bons diagnósticos com o uso de técnicas radiográficas, contrastadas ou não, para megaesôfagos ou obstruções gastrointestinais.

A ortopedia veterinária vem crescendo e evoluindo suas técnicas e seus meios de diagnóstico junto a medicina veterinária. Possui uma variedade de tratamentos para as alterações ortopédicas, e que podem ser classificados em tratamentos cirúrgicos ou conservadores (aplicação de talas e bandagens), eletivos ou emergenciais. Existe uma variedade de tratamentos cirúrgicos para fraturas ou afecções ortopédicas. Como exemplos de técnicas cirúrgicas, temos a colocação de implantes para fixação/imobilização de fraturas, como parafusos, placas/parafusos, fixadores externos entre outros. A fisioterapia e acupuntura podem ser aplicadas para auxiliar na recuperação das cirurgias, ou mesmo como opção de tratamentos definitivos (veja em serviço acupuntura e serviço fisioterapia). O serviço de ortopedia da clínica veterinária Med Kal Pet está preparado para oferecer o melhor tratamento para o seu pet, possuindo uma equipe completa e especializada na área de ortopedia e anestesiologia, formando uma equipe cirúrgica coesa e preparada para a realização procedimentos cirúrgico específicos.

A Neurologia Veterinária é a área que se dedica ao estudo das alterações do sistema nervoso central e periféricos dos animais. Os animais de estimação podem apresentar doenças neurológicas em qualquer fase de sua vida e os sinais clínicos que um paciente pode apresentar e que são indicativos de afecções neurológicas são:

  • Crises convulsivas;
  • Tremores;
  • Andar em círculos, andar compulsivamente;
  • Dificuldade de locomoção; incoordenação;
  • Alteração de comportamento; desorientação;
  • Cegueira de início súbito.

Frente a estas alterações se faz necessário a realização de exame neurológico acurado. Neste exame é possível definir a localização do problema no sistema nervoso e desta forma listar os possíveis diagnósticos diferenciais e quais exames complementares serão necessários para confirmação do diagnóstico. Quanto mais precoce a definição do diagnóstico, mais rápida a instituição de terapia específica e diminuição das chances de sequelas e, consequentemente, manutenção da qualidade de vida destes pacientes.

Endocrinologia veterinária é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas endócrinas (produtoras de hormônios). Os hormônios são substâncias químicas que controlam o metabolismo, o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução, além de atuarem na adaptação dos animais ao meio ambiente. As glândulas endócrinas situam-se em diferentes partes do corpo, sendo que as principais são: hipotálamo, hipófise, tireóide, pâncreas, adrenais, ovários e testículos. Essas glândulas podem desenvolver problemas no seu funcionamento de forma a produzir hormônios em quantidade insuficiente ou em excesso.

A cardiologia veterinária é uma área de atuação do médico veterinário que envolve o estudo do sistema cardiovascular e de suas afecções. Com o avanço dos meios diagnósticos e preventivos, o número de animais idosos vem aumentando e, conseqüentemente, maior a incidência de afecções relacionadas à idade, como alterações cardiorrespiratórias, oncológicas entre outras enfermidades.

A Oftalmologia Veterinária se dedica à manutenção e à restituição da visão dos animais para garantir sua qualidade de vida. A procura pela especialidade vem aumentando tanto por parte dos veterinários quanto da sociedade, que está cada vez mais bem informada a respeito do assunto. É uma área de atuação fundamental pois a maioria das doenças oculares é passível de tratamento e recuperação, especialmente quando diagnosticadas de forma precoce. E nos casos em que não é possível recuperar a visão, pode-se ensinar o dono a lidar com o problema, amenizando o sofrimento de toda família. Nos casos de problema ocular oriundo de doença sistêmica, o diagnóstico e tratamento precoces podem até salvar a vida do animal.

Nefrologia é uma especialidade médica veterinária dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico veterinário especializado nas doenças do sistema urinário chama-se  nefrologista. Entre as diversas atividades de um médico veterinário nefrologista, pode-se destacar:

  • Prevenção de doenças renais;
  • Diagnóstico e tratamento de hipertensão arterial (pressão alta);
  • Diagnóstico e tratamento de infecções urinárias;
  • Diagnóstico e tratamento de nefrites;
  • Diagnóstico e tratamento de litíase renal (pedra nos rins);
  • Diagnóstico e tratamento de doenças renais císticas;
  • Diagnóstico e tratamento da doença renal crônica;
  • Diagnóstico e tratamento da lesão renal aguda;
  • Hemodiálise;
  • Diálise peritoneal;
  • Transplante renal.

Recomenda-se que pacientes com mais de 5 anos façam semestralmente uma consulta com um médico veterinário nefrologista e façam pelo menos os exames de dosagem da creatinina no sangue e o exame de urina. Para pacientes com diabetes, pressão alta, história familiar de problemas renais, pedra nos rins, história de nefrites ou infecção quando filhote recomenda-se consulta e seguimento do tratamento com um médico veterinário nefrologista.

Na urologia o mais comum são os cálculos (pedras) renais, ureterais, uretrais e vesicais (bexiga), que acometem cães e gatos de todas as raças. O tratamento depende de diversos fatores e em muitos casos é necessária a retirada por cirurgia. Nossa equipe de urologistas, são capazes de diagnosticar e determinar o tratamento mais adequado, clínico ou cirúrgico (quando há a necessidade da retirada dos cálculos ou colocação de stents, como o duplo J). Doenças como infecções bacterianas (cistites, prostatites),hiperplasia  prostática, abcesso prostático, incontinência urinária e as neoplasias (tumores) também podem acometer o sistema urinário. Na maioria dos casos, os sinais clínicos são de hematúria (sangue na urina), dificuldade e dor ao urinar, sedimentos (areia) na urina.